Não vos embriagueis com Vinho, mas enchei-vos do Espírito!

Efésios 5 : 14 ao 20
“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;”
Esta é uma parte da carta do Apóstolo Paulo à população de éfeso sobre a conduta cristã.

1) Embriagar-se com Vinho

Qual é o motivo para uma pessoa embriagar-se? Se nós perguntarmos para qualquer pessoa, após a sua embriagues, ela irá te responder várias situações: “Para afogar as mágoas!”; “Para esquecer das dívidas!”; “Para esquecer dos problemas!”; “Para se alegrar um pouco, diante de tanta tristeza!”; e até mesmo, criar “coragem” para falar algumas coisas para alguém, ou ter “atitudes corajosas” para com alguma pessoa ou situação.
Quando falamos em coragem nesta situação, na realidade não se trata de tamanha “coragem” que o individuo possui, e sim, da falta dela, que nada mais é que covardia! Algo que Deus não se agrada, é daqueles que são covardes.
O que significa covardia ou ser covarde? É um vício que, convencionalmente, é visto como a corrupção da prudência, oposto a toda coragem ou bravura. É um comportamento que reflete falta de coragem; medo, timidez, poltronice; fraqueza de ânimo; pusilanimidade ou ainda ânimo traiçoeiro. É o oposto de bravura e de coragem. É algo que te força a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade pela falta de confiança em si próprio. É atacar sabendo que o adversário não poderá defender-se. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Covardia)
Quantas vezes nós pensamos em fugir dos nossos problemas? Ou de situações que desafiam o nosso interior de uma forma intensa? Toda mudança pode nos proporcionar medo, que é um dos sentimentos de um covarde. Por este e outros motivos, o Apostolo Paulo alerta a todos os cristãos de éfeso, que não é através do vinho que a alegria ou a coragem são geradas em nosso interior, mas sim, com uma conduta cristã cheia do Espírito.
Buscamos ter felicidade e uma vida muito boa, mas, o que fazemos para alcançar isto? Ou será que os nossos corações estão voltados somente para esta felicidade? Deus não tem só algo terrestre para nós, mas algo que alimenta a nossa alma e o nosso espírito, e faz algo que é eterno.

2) Enchei-vos do Espírito

O que é termos uma vida cheia do Espírito?
• Esvaziar-se de si mesmo. Humilhando-se diante do Senhor para que seja exaltado ao seu tempo. Decidindo a andar debaixo de submissão total ao Senhor – Jesus, para ser cheio do Espírito, foi a João Batista para ser batizado, e em seguida foi cheio do Espírito – Mt 3.13-17.
• Não entristecê-lo – Ef 4.29-31.
• Ter um coração perdoador – Ef 4.32.
• Suportar as pressões e perseguições sem desejo de vingança – Mt 5.10-11.
• Retirar do coração toda incredulidade – A ação do Espírito é sobrenatural e impossível de compreender com o racional.
• Crer nos atos proféticos.
• Gerar no reino físico as vitórias já alcançadas no reino espiritual, através da palavra profética – Ef 1.3.
• Desejar ardentemente ter comunhão com Ele – At 2.1-4.
• Reconhecer que nenhum método, por melhor que seja, funcionará sem a Unção.
• Reconhecer a eficácia dos dons e buscá-los com determinação.
• Ter um coração agradecido a Ele por tudo – 1 Ts 5.18.
A igreja do Senhor precisa voltar ao princípio, isto é, andar em dependência e íntima comunhão com o Espírito Santo e a explosão de alegria e crescimento retornará, como aconteceu na Igreja Primitiva.

Ministério Raízes em Cristo

No amor incondicional do Amado,
Pr. Gustavo Sampaio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: